A Arte Educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos alunos e uma das abordagens mais conhecida e inovadora para o ensino da arte é a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa que sintetiza o ler, o fazer e o contextualizar no processo de ensino e aprendizagem de arte. Neste contexto, iremos conhecer um pouco sobre como essa abordagem pode ser aplicada ao ensino das artes, transformando o processo educacional.
A Abordagem Triangular no Ensino das Artes
O Conceito e a Importância do Modelo Triangular
A Abordagem Triangular é uma proposta que visa integrar três componentes principais:
Ler: Considera a ação da criança em ler, analisar e interpretar a obra de arte
Contextualizar: Refere-se a necessidade de conhecer o contexto histórico da obra apresentada, buscando informações sobre ambiente, datas, processo de criação.
Fazer: Consiste no fazer artístico, o momento em que o aluno tem contato com as diversas materialidades. O momento de se aproximar da obra por meio da experimentação.
Lembrando que estes momentos podem ser trabalhados conforme a necessidade da aula, não necessariamente seguindo uma sequência.
Ana Mae Barbosa acredita que, ao integrar essas três dimensões, o ensino da arte se torna mais significativo e eficaz. Em vez de apenas transmitir técnicas e conteúdos sobre a arte, a Abordagem Triangular propõe uma vivência mais ampla e contextualizada, que permite ao aluno compreender e vivenciar a arte de maneira mais profunda.
A Abordagem Triangular não só favorece o ensino da arte, mas também promove o desenvolvimento integral dos alunos. Ela valoriza o aprendizado por meio da prática, mas também reconhece a importância do contexto cultural e da reflexão sobre a arte. Com isso, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades emocionais, sociais e cognitivas, além de se tornarem mais críticos e criativos.
Se você deseja conhecer mais sobre como a Abordagem Triangular pode transformar o ensino da arte, explore o livro “Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais” de Ana Mae Barbosa e implemente essas práticas na sua sala de aula ou oficina de arte.
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